Festival MixBrasil
MIX PRÊMIO CAIO FERNANDO ABREU DE LITERATURA 2020

PRÊMIO CAIO FERNANDO ABREU DE LITERATURA 2020

Editora Reformatório Ltda. torna público que, no período entre 21 DE JUNHO DE 2020 a 31 DE AGOSTO DE 2020, estão abertas as inscrições para o PRÊMIO CAIO FERNANDO ABREU DE LITERATURA 2020, com a finalidade de estimular e valorizar a produção literária feita por LGBTQIA+ brasileiros contemporâneos e promover a diversidade no meio editorial brasileiro.

OBJETIVO:

O concurso destina-se à premiação de 1 (uma) obra literária (livro), inédita, nos gêneros romance, conto, crônica ou poesia, escrita em língua portuguesa, por autores brasileiros LGBTQIA+ residentes no país.

PREMIAÇÃO:

  1. O resultado do PRÊMIO CAIO FERNANDO ABREU 2020 será divulgado até o dia 21 de novembro de 2020, dentro da premiação geral do 28º Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade.
  2. O vencedor assinará contrato com a Editora Reformatório e terá sua obra publicada e distribuída comercialmente no primeiro semestre de 2021, com tiragem (primeira edição) de 500 exemplares a serem publicados pela Editora Reformatório.
  3. Os autores vencedores deverão participar de lançamentos e eventos ligados à publicação das obras, conforme solicitações da editora Reformatório.

REGULAMENTO:

  1. Poderão participar autores LGBTQIA+ brasileiros, maiores de 18 anos, de todo o Brasil, residentes no país.
  2. Sugere-se que o tema do livro se relacione com a vivência de LGBTQIA+, e deve ser escrito em língua portuguesa. Os gêneros obrigatórios são o romance, o conto, a crônica e a poesia.
  3. O candidato deverá enviar um livro inédito, ou seja, que nunca tenha sido publicado. (Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, comercialização ou divulgação de um produto gráfico impresso ou digital (livro ou e-book), ainda que a obra não possua número de registro no ISBN.
  4. Será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs, revistas eletrônicas ou impressas, zines, concursos literários, antologias e outros suportes, desde que não ultrapasse 30% do total da obra.
  5. Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra.
  6. Não serão aceitas as inscrições de obras em coautoria, participações de terceiros, antologias com dois ou mais autores.

INSCRIÇÕES

Deverão ser enviadas, via e-mail, uma única cópia em PDF da obra, em arquivo único, sendo a primeira página (capa) conforme orientações da folha de rosto (anexo II) e o arquivo da  ficha de inscrição (anexo I) devidamente preenchida, ou seja, apenas dois arquivos anexos poderão constar no e-mail: O PDF da obra e a ficha de inscrição preenchida, caso o e-mail venha com outros arquivos anexados, será desconsiderado.

  1. Na primeira página da obra, deverá constar folha de rosto (como exemplo anexado na seção “Inscreva-se” deste site) com apenas o título da obra e o pseudônimo do autor.
  2. O texto deverá ser enviado em arquivo PDF, e digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, estilo normal, na cor preta, com espaço duplo entre linhas, em tamanho A4, porém, serão aceitas formatações fora desta especificação caso a formatação visual faça parte da composição artística da obra.
  3. A obra enviada deverá ter no mínimo 60 páginas e/ou 15 mil caracteres com espaços, e o máximo de 152 páginas e/ou 100 mil caracteres com espaços.
  4. As inscrições deverão ser feitas a partir das 0h00 do dia 01 de junho de 2020, até às 23h59min. do dia 31 de agosto de 2020 pelo e-mail: literariomix@gmail.com
  5. Não é necessário o envio de minibiografia, biografia, carta de apresentação ou qualquer outro meio de informação/divulgação da carreira do autor, além da ficha de inscrição preenchida e a cópia da obra.
  6. Nenhuma outra correspondência, além das inscrições, deve ser enviada para o endereço acima.
  7. No título do e-mail deve ser designado “PRÊMIO CAIO FERNANDO ABREU DE LITERATURA 2020”

JULGAMENTO

  1. As obras inscritas serão analisadas por Comissão Julgadora composta por especialistas em literatura, entre escritores, poetas, professores, editores e críticos literários definidos pela Editora Reformatório, em parceria com o Mix Literário.
  2. A Comissão julgadora atribuirá o PRÊMIO CAIO FERNANDO ABREU DE LITERATURA 2020 a uma única obra, podendo indicar “Menções Honrosas” para obras não contempladas que julgarem merecedoras.
  3. O critério para análise das obras é o mérito literário, cabendo ao júri a decisão, que será soberana e não suscetível de qualquer recurso ou apelo.
  4. Os nomes e as minibiografias dos jurados serão divulgados juntamente com o anúncio do vencedor do Prêmio.

DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. As inscrições para o PRÊMIO CAIO FERNANDO ABREU DE LITERATURA 2020 são gratuitas.
  2. Obras que não se enquadrarem nos gêneros romance, conto, crônica, poesia ou que não atendam as solicitações especificadas no item 2 do regulamento serão desclassificadas.

3.  Serão aceitas obras tanto de autores já publicados em livro quanto de autores inéditos.

  1. Não poderão participar funcionários, parceiros, editores, sócios e parentes até segundo grau de pessoas ligadas à Editora Reformatório e de todos os apoiadores e empresas envolvidas no PRÊMIO CAIO FERNANDO ABREU DE LITERATURA 2020.
  2. Não serão aceitas inscrições de obras póstumas.
  3. Após o resultado final os originais recebidos serão descartados.
  4. A organização do Prêmio não se responsabilizará por inscrições não recebidas em virtude de quaisquer questões técnicas referentes aos meios de comunicações eletrônicos.
  5. Os autores das obras vencedoras automaticamente autorizam sua publicação, conforme disposta na premiação, e também o uso comercial ou não de seu nome e imagem e de sua obra para divulgação sem qualquer ônus para os realizadores.
  6. Os participantes declaram estarem cientes e de acordo com este regulamento ao confirmarem sua participação por meio da Ficha de Inscrição.
  7. Informações adicionais sobre o PRÊMIO CAIO FERNANDO ABREU DE LITERATURA 2020 podem ser obtidas no e-mail: literariomix@gmail.com

DOWNLOAD: Anexo I e Anexo II

Idealização: Alexandre Rabelo
Realização: Mix Literário e Editora Reformatório

PROCURE