Festival Mix Brasil
DESTAQUE INSCRIÇÕES MIX LITERÁRIO 2020

INSCRIÇÕES MIX LITERÁRIO 2020

Este ano, o Prêmio Mix Literário entregará o troféu Coelho de Prata para alguma obra publicada em livro físico entre outubro de 2019 e setembro de 2020, cuja narrativa se relacione a vivências e questões específicas da comunidade LGBTQIA+ e que tenha sido escrito por qualquer autora ou autor não só do Brasil, mas de outros países de língua portuguesa, atendendo a uma demanda da própria comunidade internacional, interessada em participar dessa ação que se tornou um símbolo forte contra a censura em sua primeira edição.

Gabriela Soutello, vencedora da primeira edição, destaca a importância do prêmio em sua trajetória e seu significado para nossa comunidade:

“Que importante foi ganhar o 1º Prêmio Mix Literário, do Festival Mix Brasil, em 2019, no último ano da década, no primeiro do governo Bolsonaro, em meio a tantos gritos tentando nos calar, lésbicas. Esse prêmio vir para o “Ninguém vai lembrar de mim” foi e é um estímulo para que eu continue repensando formatos de relação, e de linguagem, buscando identidades, criando referências e reescrevendo nossas histórias, para além do algoz e da vítima, do macho e da fêmea estereotipados, do discurso heteronormativo violento e reprodutor de superficialidades tóxicas que nos foi ensinado. Ser lésbica e ser escritora é desafiador, é delicioso – principalmente quando consigo ocupar espaços com a literatura, como me permitiu esse prêmio, expandindo nossas existências. Ele é nosso.”

Bruno Ribeiro, vencedor da menção honrosa, também deixa seu testemunho sobre a experiência: “Quando fiquei sabendo que meu romance Glitter, editado pela Editora Moinhos, recebeu a Menção Honrosa do 1º Prêmio Mix Literário fiquei extremamente feliz. Glitter tem uma grande diversidade de personagens LGBTQI+ e bate de frente com a indústria da moda e seus padrões. Por isso que receber essa Menção Honrosa do Mix Literário foi tão importante para o que meu livro representa e defende.”

Em 2020, esperamos receber ainda mais inscrições que na primeira edição e assim, que todes possamos estar juntes mais uma vez nessa ação, como uma resposta bonita de união diante de tanta incerteza. As inscrições vão de 24 de agosto a 24 de setembro.

Regulamento

Vem aí o 2º Prêmio Mix Literário de melhor livro LGBTQIA+ brasileire de 2019/2020 dentro do 28º Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade.

O Prêmio Mix Literário 2020, como em 2019, será um dos já célebres Coelhos de Prata, troféu recebido por profissionais LGBTQIA+ de diversas artes e outras áreas que se destacaram na luta pela diversidade. A premiação faz parte do Festival Mix Brasil que este ano segue resistindo chegando a sua 28ª edição.

As inscrições contemplam livros publicados entre outubro de 2019 a Setembro de 2020, cuja narrativa seja relacionada a vivências e questões específicas da comunidade LGBTQIA+ criados por autorxs brasileiros e de outros países de língua Portuguesa. As obras serão avaliadas por um júri isento, composto de três profissionais qualificados convidados pela direção do Mix Literário e que serão divulgados com o resultado.

Os jurados escolherão de sete a dez finalistas que serão anunciados em momento oportuno no início do Festival, e um ganhador, que será anunciado no dia 22 de novembro de 2020 durante a cerimônia de premiação do festival em São Paulo. Além do troféu, a vencedora ou vencedor ganhará um prêmio em dinheiro a ser designado. As obras serão avaliadas pelo júri por sua contribuição na formação de novos olhares acerca da diversidade e podem ser de ficção (romance e conto), poesia, crônica ou gêneros híbridos entre esses. Todas as obras inscritas deverão ter sido publicadas em papel.

Os livros deverão ser enviados em um único arquivo em PDF, contendo capa e miolo, incluindo ficha catalográfica com data de publicação visível. O arquivo deverá ser enviado dentro do prazo que vai de 24/08/2020 a 24/09/2020 e serão aceitos apenas arquivos enviados para o seguinte e-mail: premiomixliterario@gmail.com

PROCURE