20.2 C
São Paulo
sábado, dezembro 5, 2020
Festival MixBrasil

Não Entre Em Pânico! LGBTI+ pós-eleições

O momento político é complexo: assustadoramente autoritário, mas ao mesmo tempo com recorde de pessoas LGBTI+, mulheres e negres ocupando cargos no Legislativo. É hora de discutirmos o que tudo isso representa.

#LGBTISemMedo Como fazer frente ao radicalismo antidemocrático? Que outros aliados podem somar na promoção dos direitos humanos, de LGBTIs, das mulheres, da população negra, da juventude? Quais as perspectivas de reconstrução da ordem democrática? Como deve ficar a agenda LGBTI nos próximos anos?

#ExisteUmaLógica Eleitores de políticos anti-democráticos não são necessariamente burros – há muitas lógicas por trás dessas escolhas, e muitas vezes essas lógicas também incluem uma espécie de “negação do sistema”. Como entender essas lógicas e propor diálogos e alternativas?

#NãoÉSóSobreCoerência Que outras narrativas podem ser instauradas no debate público, para além do que é racional? Que emoções e desejos estão em jogo?

#OcuparAPolítica O que o recorde de candidaturas de pessoas LGBTI+ representou?

#GiroConservador Como a “politização reativa” do campo religioso por oposição aos avanços de direitos sexuais se articula com outros atores reacionários em âmbito internacional? Que reações têm se configurado no próprio campo religioso a partir desse cenário? Como esse giro vai continuar impactando nossas vidas?
Participantes

Lucas Bulgarelli: Antropólogo, pesquisador e doutorando pela USP.

Érica Azeviche: Pesquisadora de culturas afro-ameríndias, ekedi de Obá, cantora, produtora no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, membra da Revolta da Lâmpada e mãe.

Igor Pinheiro: Membro do Coletivo VoteLGBT e da plataforma MeRepresenta.

Érika Hilton: Tranvestigenere, ativista, estudante de Gerontologia na UFSCar e deputada estadual eleita pela Bancada Ativista em SP.

Outros episódios