14.7 C
São Paulo
sábado, agosto 8, 2020
Festival Mix Brasil

Tendências da Literatura Queer e Mercado Editorial Brasileiro

Nesta mesa, editores de diversas casas falam sobre os desafios em publicar autores LGBTs e sobre as representações mais recorrentes desta comunidade na literatura, além de outras mais inusitadas, apontando para novos caminhos.

Manuela Neves é editora responsável pela Vira Letra, voltada para a publicação de literatura com temática lésbica, e trabalha também como editora freelancer para autores independentes. Pela Vira Letra, já publicou 19 livros com temática lésbica, além de diversos outros publicados por selos e autores independentes.

José Carlos Honório nasceu em São Paulo e é escritor de 7 livros publicados, além de editor, curador de arte e psicanalista. Sua relação com livros é muito estreita e seu querer entender-se e entender o outro o levaram para a formação em psicanálise, que ao seu ver está intimamente ligada à arte. Trabalha há décadas na Livraria Cultura, é editor da Humana Letra e da histórica Transviatta, primeira editora gay do Brasil.

Eduardo Lacerda é poeta, editor e produtor cultural. Editor da Editora Patuá, editora independente que já lançou 750 títulos em 8 anos. Foi produtor cultural da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e do Programa São Paulo um Estado de Leitores.

Juliana Albuquerque ou pepinaxuliene nas redes, é formada em Letras e em Jornalismo e editora desde 2009. Começou a carreira em 2006, como revisora, no incrível mundo dos livros didáticos, fundou a Hoo editora em 2015, onde foi publisher até 2017, e hoje é editora freelancer nesse mundão sem porteiras.

Outros episódios