14.7 C
São Paulo
sábado, agosto 8, 2020
Festival Mix Brasil

Encontro com João Silvério Trevisan

A presença de João Silvério Trevisan não poderia deixar de estar na abertura desta primeira edição do Mix Literatura. Romancista de peso, premiado e traduzido em diversos idiomas, a obra de Trevisan reflete um gosto clássico na abordagem de temas libertários e polêmicos. Durante roda de conversa com jovens artistas LGBT de diversas áreas, Alexandre Rabelo, Leonardo Dalla Valle, Cristina Judar e Henrique Rodrigues Marques, Trevisan nos contará sua experiência e ainda fará uma sessão de autógrafos de seus livros “Pai,Pai” e “Devassos no Paraíso”.

João Silvério Trevisan é escritor, ensaísta e cineasta. Seu projeto atual, a trilogia da dor, revê sua longa experiência de forma confessional, como já vemos no primeiro romance recentemente lançado “Pai,Pai”. Trevisan escreveu entre outras obras importantes “Ana em Veneza”, “Vagas notícias de Melinha Marchiotti”, “Em nome do desejo”, além de ser autor do clássico ensaio “Devassos no Paraíso”, um marco sobre a história da homossexualidade no Brasil. Conhecido também por sua militância, João foi um dos fundadores históricos do Grupo Somos e do jornal “O Lampião da Esquina”, durante a ditadura.

Alexandre Rabelo é autor dos romances “Itinerários para o fim do mundo” (Patuá, 2018) e “Nicotina Zero” (Hoo, 2015), este último vencedor do 5º Prêmio Papomix da Diversidade. Também foi dramaturgista do espetáculo performático “Anatomia do Fauno”, prêmio Suzy Capó no 24º Festival Mix Brasil. Formado em Letras e História pela USP, tem atuado como coordenador de cursos e eventos literários em casas como SESC, MIS e Casa Guilherme de Almeida, além de colaborar em revistas. É o idealizador do Mix Literatura.

Mike Sullivan é psicólogo e escritor. Publicou os seguintes livros: Corpo sepulcro (2015), O inferno é logo ali (2017) e Ninguém me ensinou a morrer (2018). O romance Corpo sepulcro recebeu Menção Honrosa no concurso nacional de literatura “Prêmio Cidade de Belo Horizonte” em 2014.

Leonardo Dalla Valle é jornalista e mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em 2012, foi um dos vencedores do Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos. Também é ator e dramaturgo, com passagem pelo Núcleo de experimentações da Cia Os Satyros; Núcleo de Artes Cênicas (NAC), coordenado por Lee Taylor; e pela Cia Véu do Vento. Nesta última, escreveu e atuou na peça Outra Noite (2018), inspirada no universo do escritor Caio Fernando Abreu.

Henrique Rodrigues é bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e mestrando em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve pesquisas na área de cinema queer, com foco em temas relacionados ao cinema de gênero e cinema contemporâneo. Atua também na curadoria e produção de festivais.

Cristina Judar: Finalista do Prêmio Jabuti e ganhadora do Prêmio  São Paulo de Literatura, em 2018, pelo romance Oito do Sete.

Outros episódios