20.2 C
São Paulo
sábado, dezembro 5, 2020
Festival MixBrasil

Mulheres Invisíveis No Cinema

Ao longo da história, o cinema se constituiu como uma arte comandada majoritariamente por homens, e às mulheres restou, muitas vezes, o papel de objeto retratado por esse olhar masculino. Revertendo esse cenário vemos crescer aos poucos a profissionalização feminina também atrás das câmeras. Contudo, em meio a essa luta ainda há um grupo minoritário que batalha por reconhecimento nesse espaço que é tão elitista quanto é machista: as mulheres negras, lésbicas e transexuais. Esta roda de conversa colocará em pauta os obstáculos e as conquistas dessas profissionais que seguem invisibilizadas inclusive dentro de uma minoria.

Ana Flavia Cavalcanti
Atriz, performer, roteirista e diretora. Integrou o elenco das novelas Além do Tempo e Malhação – Viva a Diferença na Rede Globo. Faz parte do elenco de Sob Pressão. RÃ, seu primeiro filme como diretora, está em processo de montagem. Ana Flavia é idealizadora das performances A Babá Quer Passear e Serviçal.


Julia Katharine

Atriz, roteirista e cineasta. Participou de Lembro Mais dos Corvos (2018) como atriz e corroteirista. Vencedora do Prêmio Helena Ignez, dedicado ao trabalho de mulheres em nosso cinema, da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes.


Carol Rodrigues

Diretora e roteirista de filmes como A felicidade delas, participa de equipes de roteiro de diversas séries.

 


Lina Chamie

Com filmes exibidos e premiados dentro e fora do Brasil, seu cinema experimenta linguagens e é permeado por um caráter humanista.

 

Outros episódios