PROGRAMAÇÃO MIX LAB

Pelo terceiro ano, o Mix Brasil promove o MixLab Spcine, encontro que visa o intercâmbio de experiências e relações profissionais, através de apresentações, palestras e debates.  A Cinemateca e Centro Cultural São Paulo (CCSP) serão os palcos desses encontros nos dias 19 e 20 de novembro, entre realizadores selecionados para as mostras de curta e longas metragens do festival e outros profissionais do cinema brasileiro e estrangeiro.

Programação:

CINEMATECA / PETROBRAS: total 195min

19/NOV/18

10H – 11H INTRODUÇÃO – 60min

DIRETORES SELECIONADOS /PITCH SEUS PROJETOS

A abertura do 3º MixLab Spcine propõe uma apresentação de todos os representantes dos filmes selecionados. Nela, convidamos diretores e/ou seus representantes a apresentar, de forma breve e sucinta, a si e a obra que representa no Festival.

11H – 11H45 CINEMATOGRAFIA: identidade latino americana – 45min
Helena Ignez (Brasil) / Ruth Caudeli (Colombia) / Sebastian Silva (Chile/USA)

O MixLab Spcine recebe realizadores latino americanos para discutir o processo de produção, distribuição e exibição no Brasil e no exterior. Pensar em uma identidade latina, com suas particularidades sociais, inseridas nos filmes atuais. Os cineastas, com filmes exibidos em vários festivais pelo mundo, podem comentar as diferentes realidades audiovisuais sob diferentes perspectivas, em diversos países e indústrias.

11h45 – 12H30 ATUAÇÃO : caminhos da performatividade – 45min

Ana Flavia Cavalcanti / Silvia Varon / Gilda Nomacce

 

Reflexão sobre a performatividade feminina. Como se desconstrói a performatividade heteronormativa imposta às mulheres, para transitar em uma atuação onde se pressupõe outros modos gestuais, pelos quais a identidade, sobretudo a de gênero, é construída no e pelo discurso um sujeito como sempre em processo. “Onde a identidade, de mulher, é um devir, um construir sem origem ou fim.” (Cassio Araujo)

12h45 – 13h30  DIREÇAO ATORES: construir a ação – 45min

Marcelo Caetano

Na aula, serão discutidas algumas das relações entre o trabalho do diretor e dos atores. Do casting ao set de filmagem, passando pela preparação e reescrita do roteiro a partir dos ensaios.

CCSP / LIMA BARRETO- 210 min

20/NOV/18

11H – 12H DIRECAO DE FOTOGRAFIA: a materialidade das ideias  – 60min
Heloisa Passos  / João Monteiro / Matheus Rocha

Como transformar uma ideia em uma imagem (em movimento)? Como traduzir uma música em imagem? O diretor de fotografia é um tradutor? O MixLab Spcine reúne três importantes diretores de fotografia do cinema contemporâneo que trabalham tanto em longas metragens (ficção e documentário) como vídeo musical para discutir o papel do profissional no processo criativo do filme.

12H – 13H DUPLA DIREÇÃO: desafios e vantagens – 60min

Thais Guisasola / Simon (e) J. Paetau (O Sussurro do Jaguar)

Filipe Matzembacher / Marcio Reolon (Tinta Bruta)

 

O debate propõem as duplas de direção versar sobre a experiência coletiva da materialização da ideia fílmica, a partir de vivências e sensibilidades distintas. E, falar com o outro, é também  pensar sobre liberdade e respeito. As duplas compartilharão suas experiências no encontro, para contar as dificuldades e as preferências por uma dupla direção.

 

13h15 – 13h45 SPCINE PLAY NOVAS PLATAFORMAS: cine em casa – 30min

Alessandra Dorgan, Daniel Celli

Uma conversa sobre mercado com quem mais entende do setor audiovisual em São Paulo – a Spcine que acaba de lançar o Spcine Play. No 3º MixLab, a Gerente da Spcine Play, Alessandra Dorgan, e Daniel Celli, Coordenação São Paulo Film Commission, apresentam os vários projetos da Spcine para o audiovisual na cidade de São Paulo.


13h45 – 14h30  CINE GAME: do roteiro de cinema ao game – 45min

Arthur Protasio, Tiani Pixel, Marina Pecoraro

Como que os games contam suas histórias? Por que vivemos em uma era transmídia? Como produzir roteiros para narrativas interativas que dialoguem com o audiovisual? Como trazer à tona a discussão sobre representação de gêneros e a valorização da diversidade nestas obras? Para discutir estes questionamentos, o roteirista e designer de narrativas, Arthur Protasio, e a desenvolvedora de games, Tiani Pixel, irão apresentar suas experiências narrativas e perspectivas para o futuro da produção de conteúdo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *